Livros

IMAGE Casos de um divã transpessoal
Terça, 19 Novembro 2013
Este livro fala de saúde e doença, fala das experiências clínicas do Dr. João Carvalho Neto, no desenvolvimento de sua teoria de Psicanálise... Read More...
IMAGE Psicanálise da alma
Terça, 19 Novembro 2013
João Carvalho Neto, desde sua juventude, tem buscado entender o homem e o sentido da vida. Neste percurso, estudou diversas correntes filosóficas e... Read More...

Facebook

Busca no site

Cerca de 100 pessoas de 16 estados do país participaram do IV Congresso Nacional de Terapia Regressiva, realizado no auditório do Campus Tom Jobim da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, no período de 7 a 9 de novembro. Realizado pela Associação Brasileira de Psicanálise Transpessoal, Espaço Elaboração - Terapias e Cursos e pelo Jornal Poiésis, o evento reuniu médicos, psicólogos, psicanalistas e terapeutas holísticos, que contribuíram para conferir um estado de unidade dentro da diversidade de técnicas e abordagens tendo como eixo norteador o trabalho da terapia regressiva como estratégia integradora da personalidade.

 

Presidido pelo psicanalista João Carvalho Neto, e com coordenação administrativa do psicanalista e terapeuta holístico Camilo de Lélis M. Mota, o Congresso possibilitou reflexões e aproximações dialógicas entre a ciência acadêmica e a ciência espiritual, desenvolvendo assim uma proposta integrativa em que o sujeito é abordado em suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. As palestras foram ministradas por Davidson Lemela, Fátima Mora, Idalino Almeida, Julio Peres, Laís de Siqueira Bertoche, Martha Mendes, Mauro Kwitko, Milton Menezes e Ribamar Tourinho.

“Somos muito mais do que uma única vida possa apontar, somos muito mais do que uma única encarnação onde tudo começaria apenas pela fortuidade de um genoma e terminaria num nada sem sentido. Essa a ideia que permeia insistentemente a Terapia Regressiva com seus sugestivos sinais de múltiplas existências para cada um de nós”, ressaltou João Carvalho Neto.

“O encontro deste ano deixou bastante claro para os participantes o sentido de unidade que pode ser percebido através do compartilhamento das diversas experiências clínicas que vêm sendo realizadas em consultórios e universidades de todo o país e também no exterior. Tivemos oportunidade de assistir a um diálogo muito produtivo entre abordagens de cunho mais místico e esotérico com outras estruturadas sob o paradigma científico vigente; a terapia holística dos florais de Bach interagindo com os conceitos da neurociência; a psicanálise dialogando com a física quântica. Um processo bastante enriquecedor de um modo geral”, destacou Camilo Mota.

O próximo Congresso Nacional de Terapia Regressiva será realizado em Porto Alegre em 2015. Também ficou definido que o sexto e sétimo congressos serão sediados no Espírito Santo (2017) e Minas Gerais (2019), respectivamente.

Para acompanhar os Congressos Nacionais de Terapia Regressiva (CNTR) faça sua inscrição no grupo do Facebook: www.facebook.com/groups/congressostr

Acesse o site do IV Congresso Nacional de Terapia Regressiva para ter acesso a mais informações e material das palestras.

Palestras e Cursos

LOCAL: SE Irmã Sheila – Saquarema

DATA: 11/05 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: GE Fraternidade – São Pedro da Aldeia

DATA: 18/05 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: CE Allan Kardec - Araruama

DATA: 09/06 – 20h

TEMA: “Insegurança pessoal”

 

LOCAL: CE Joanna de Ângelis - Araruama

DATA: 11/07 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: CE Euripedes Barsanulfo - Saquarema

DATA: 27/07 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”