Livros

IMAGE Casos de um divã transpessoal
Terça, 19 Novembro 2013
Este livro fala de saúde e doença, fala das experiências clínicas do Dr. João Carvalho Neto, no desenvolvimento de sua teoria de Psicanálise... Read More...
IMAGE Psicanálise da alma
Terça, 19 Novembro 2013
João Carvalho Neto, desde sua juventude, tem buscado entender o homem e o sentido da vida. Neste percurso, estudou diversas correntes filosóficas e... Read More...

Facebook

Busca no site

A estratégia de associar as técnicas psicanalíticas com a terapia de vidas passadas e a terapia floral é uma abordagem recente, que vem sendo desenvolvida por poucos terapeutas, que a temos chamado de Psicanálise Transpessoal.

 

As bases da psicologia moderna fundamentaram-se nas descobertas de Sigmund Freud a respeito da estrutura e funcionamento da mente humana, a Teoria Psicanalítica conforme ele mesmo a denominou, mantendo-se até os dias de hoje como um método psicoterapêutico de profundidade.

Na verdade, quando se pensa em descortinar a mente humana, nas profundezas do seu inconsciente, para descobrir e tratar as causas mais remotas dos transtornos mentais, ainda não se conhece outra psicoterapia mais eficiente do que a Psicanálise. Contudo, Freud, por suas convicções pessoais, fruto de uma formação médica em neurologia, materialista e organicista, compreendia a mente humana apenas no período entre o nascimento e a morte do corpo biológico. Posteriormente, diversos estudos vieram apontar no sentido da existência de uma vida afetiva intra-uterina, e a Terapia Regressiva de Vidas Passadas trouxe evidências fortíssimas a respeito da imortalidade da alma e da anterioridade e continuidade da vida psíquica para aquém e além da vida atual.

Com isso tratar-se dos transtornos mentais sem tal percepção é perder de vista diversos aspectos de extrema relevância na etiologia dessas doenças.

Entretanto, tratar também dos traumas de vidas passadas, através da revivência dos conflitos anteriores não resolvidos, pela hipnose regressiva, será tão somente fazer a catarse das emoções que lhes estão associadas, diminuindo sim os sintomas, mas sem trazer a consciência e transformação a respeito das crenças e traços de caráter que foram os causadores desses conflitos. Ou seja, o mais importante não é apenas erradicar os traumas anteriores à atual existência que permanecem reprimidos e atuantes no inconsciente, mas, principalmente, entender porque o psiquismo respondeu daquela forma patológica aos estímulos exteriores conflitantes, para que essas reações patológicas não continuem se repetindo nas vidas sucessivas.

Para isso, a técnica psicanalítica funciona de forma exemplar, esclarecendo sobre as tendências comportamentais doentias do psiquismo, enquanto as regressões aliviam os sintomas, liberando através da catarse os afetos reprimidos. Daí o enfoque de uma Psicanálise Transpessoal, e daí o fato de eu ter escrito o livro “Psicanálise da alma”, onde elaboro um modelo estrutural do psiquismo e seu funcionamento baseado no modelo psicanalítico tradicional associado aos aspectos transcendentes da individualidade.

Como um elemento coadjuvante importante, utilizamos também a Terapia Floral, cujas essências tratam das estruturas energéticas do psiquismo. Mas aí também temos um enfoque diferenciado, já que estaremos tratando através das essências florais não só as emoções diagnosticadas na personalidade atual como também aquelas outras das personalidades passadas dessa mesma individualidade. Apesar de todas essas emoções estarem presentes de alguma forma na personalidade atual, devido aos diversos mecanismos defensivos da mente elas podem permanecer mascaradas. Quando se identifica as personalidades de vidas passadas deste paciente, pode-se tratar energeticamente delas também, como verdadeiros complexos emocionais que permanecem ativos e registrados no inconsciente.

Essa abordagem, que como disse anteriormente vem sendo desenvolvida ainda por poucos terapeutas, me parece uma convergência ideal de técnicas psicológicas, voltadas para a perspectiva mais ampla de uma individualidade transpessoal, com um passado remoto, de outras vidas, e perspectivas futuras que deverão ser trabalhadas para a consolidação de seus objetivos existenciais de evolução.

No meu entender, só isso poderá trazer cura eficiente e garantia de saúde psíquica para a realização pessoal dos seres humanos.

Palestras e Cursos

LOCAL: SE Irmã Sheila – Saquarema

DATA: 11/05 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: GE Fraternidade – São Pedro da Aldeia

DATA: 18/05 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: CE Allan Kardec - Araruama

DATA: 09/06 – 20h

TEMA: “Insegurança pessoal”

 

LOCAL: CE Joanna de Ângelis - Araruama

DATA: 11/07 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: CE Euripedes Barsanulfo - Saquarema

DATA: 27/07 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”