Livros

IMAGE Casos de um divã transpessoal
Terça, 19 Novembro 2013
Este livro fala de saúde e doença, fala das experiências clínicas do Dr. João Carvalho Neto, no desenvolvimento de sua teoria de Psicanálise... Read More...
IMAGE Psicanálise da alma
Terça, 19 Novembro 2013
João Carvalho Neto, desde sua juventude, tem buscado entender o homem e o sentido da vida. Neste percurso, estudou diversas correntes filosóficas e... Read More...

Facebook

Busca no site

Dentro do modelo psicanalítico encontramos um conhecimento profundo a respeito da estruturação e do dinamismo das forças psicológicas atuantes no homem. Quando ampliamos esse horizonte, guardando as verdades profundas oferecidas pela Teoria Psicanalítica, mas entendendo que as forças psicológicas que agem sobre o homem vão além de sua biografia, novas possibilidades se abrem como recursos para beneficiar o paciente em suas expectativas.

 

Podemos dizer que a existência de vivências intra-uterinas (durante o processo de gestação no útero materno) e perinatais (no período imediatamente antes, durante e após o parto) são hoje comprovadas por experimentos científicos que justificam a sua autenticidade. Além disso, as vivências transpessoais, com conteúdos psíquicos de vidas passadas e de arquétipos do inconsciente coletivo, já possuem evidências tão fortes a seu favor que se faz imperioso pensá-las como reais.

Com isso, as possibilidades de investigação analítica vão para além do modelo freudiano da história biográfica, para se consolidarem em motivações causadas por fatores intra-uterinos, perinatais e transpessoais.

Dentro de um procedimento psicanalítico, com o uso tradicional do método de associação livre, as possibilidades investigativas não ultrapassam os limites do nascimento. Mas ao se introduzir uma metodologia baseada em um modelo transpessoal, com técnicas regressivas, é possível acessar conteúdos inconscientes de existências anteriores que clareiam e justificam grande parte dos sintomas psicológicos sem explicação, inclusive demonstrando que comportamentos atuais patológicos são, na verdade, uma repetição de tendências registradas nas vidas anteriores.

Conflitos que geraram traumas podem estar ainda atuantes na mente, criando estados doentios e sintomas indesejáveis. Revivê-los, durante um estado regressivo, tende a produzir catarse das emoções que a eles estão associadas, libertando o paciente e levando-o à construção de um estado de consciência sobre suas necessidades de transformação.

E o mais interessante é que as técnicas regressivas não acontecem através de estados hipnóticos profundos, com perda da consciência. Na verdade o paciente permanece lúcido durante toda a sessão, narrando as imagens, emoções e pensamentos que lhe vêm à mente.

Hoje já são muitos os trabalhos escritos sobre esse tema, com diversos psicoterapeutas sendo formados e agindo nesse sentido. Através dessa técnica, podemos entender melhor o ser humano, as causas profundas de suas patologias e os caminhos mais adequados para a sua cura.

Palestras e Cursos

LOCAL: CE João Evangelista - Saquarema

DATA: 02/08 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: UNILAGOS - Araruama

DATA: 05/08 – 14 h

TEMA: Encontro de Meditação e Terapias Naturais

 

LOCAL: CE Casimiro de Abreu – Barra de São João

DATA: 24/08 – 19 h

TEMA: “Depressão, prevenção e suicídio”

 

LOCAL: CE Francisco de Assis – Saquarema

DATA: 01/09 – 20 h

TEMA: “Insegurança pessoal”

 

LOCAL: CE Ilê Nanã - Araruama

DATA: 13/09 – 19h 30min

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: CE Trabalhadores de Jesus – Cabo Frio

DATA: 17/09 – 18 h

TEMA: “A luz do mundo”