Livros

IMAGE Casos de um divã transpessoal
Terça, 19 Novembro 2013
Este livro fala de saúde e doença, fala das experiências clínicas do Dr. João Carvalho Neto, no desenvolvimento de sua teoria de Psicanálise... Read More...
IMAGE Psicanálise da alma
Terça, 19 Novembro 2013
João Carvalho Neto, desde sua juventude, tem buscado entender o homem e o sentido da vida. Neste percurso, estudou diversas correntes filosóficas e... Read More...

Facebook

Busca no site

Vivemos momentos muito importantes no âmbito da saúde mental, caracterizando não apenas uma enorme demanda decorrente dos transtornos psicológicos que se multiplicam e potencializam em nossa sociedade tão conturbada, mas também demonstrando uma maior aceitação e familiaridade com os procedimentos psicoterápicos que, até então, eram vistos com muito preconceito, como “coisa de malucos...”.

Leia mais:TRATAMENTOS ENERGÉTICOS E PSICOTERAPIA

Vivemos em uma civilização que busca, utopicamente, a libertação de toda dor e de toda impermanência. Um mundo em que a morte ainda traz o sentido da finitude e a dor a falta do prazer. Com isso, deixamos de viver as experiências das perdas e dos sofrimentos naquilo que elas possuem de essencial e nas lições que elas trazem, para cair na lamentação do que se deixa de usufruir e gozar. A isso chamamos dor secundária, ou sofrimento do sofrimento, que reside na expectativa do que não pode ser alcançado ou é perdido por conta de uma dor primária que é inevitável, enquanto a secundária é opcional.

Leia mais:O FLUXO DO DESTINO

Tão falada na Filosofia, na Psicologia ou nas religiões, a felicidade tem sido vista como meta humana desde as construções mais complexas do pensamento, passando pela Grécia antiga onde filósofos dedicaram reflexões ao tema. Das fontes profundas do inconsciente, ela surge como o desejo do prazer absoluto, do gozo total, impossível de ser alcançado, gerando um vazio interior que é uma das premissas da Psicanálise.

Leia mais:A CONQUISTA DA FELICIDADE

De algum tempo que o termo resiliência se tornou popular nos textos e reflexões que abordam questões psicológicas. Oriundo da Física, significa a capacidade que alguns metais têm de receber e absorver um impacto, retornando à sua forma original.

Leia mais:RESILIÊNCIA, A ARTE DE VIVER

Por conta do meu trabalho, lido no consultório com os problemas que as pessoas estão passando, mas também, no dia a dia, posso verificar as queixas de amigos e conhecidos sobre dificuldades de toda ordem, desde as materiais, problemas físicos, até as insatisfações com vida. São as questões políticas de nosso país, as guerras em outros, as novas doenças que surgem, o aumento incontrolável dos transtornos depressivos, as perdas financeiras, os conflitos afetivos. Não tenho uma estatística sobre isso, mas a impressão que trago é de um agravamento dessas angústias, acima do que se consideraria normal em relação a outros tempos.

Leia mais:TEMPOS DE TRANSIÇÃO

Palestras e Cursos

LOCAL: CE João Evangelista - Saquarema

DATA: 02/08 – 20 h

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: UNILAGOS - Araruama

DATA: 05/08 – 14 h

TEMA: Encontro de Meditação e Terapias Naturais

 

LOCAL: CE Casimiro de Abreu – Barra de São João

DATA: 24/08 – 19 h

TEMA: “Depressão, prevenção e suicídio”

 

LOCAL: CE Francisco de Assis – Saquarema

DATA: 01/09 – 20 h

TEMA: “Insegurança pessoal”

 

LOCAL: CE Ilê Nanã - Araruama

DATA: 13/09 – 19h 30min

TEMA: “A luz do mundo”

 

LOCAL: CE Trabalhadores de Jesus – Cabo Frio

DATA: 17/09 – 18 h

TEMA: “A luz do mundo”